Como ganhar dinheiro em casa?” — essa é, com certeza, uma das perguntas que tem sido mais feitas pelas pessoas, em especial os jovens em período de vestibular. Afinal, eles querem ter uma renda para ajudar nas contas de casa, conseguir mais liberdade financeira e, inclusive, ter como pagar de forma parcial ou total a matrícula e as futuras mensalidades da faculdade.

Extensivo 2023

Contudo, a fonte desse ganho precisa ser algo prático, acessível e que não consuma todo o tempo, uma vez que eles precisam privilegiar os estudos para garantir a aprovação, não é mesmo? Pensando nisso, listamos algumas dicas do que você pode fazer sem precisar sair de casa para melhorar o seu orçamento. Animado? Então confira!

7 dicas de como ganhar dinheiro trabalhando em casa

Para começar, vamos apresentar sete sugestões de como trabalhar em casa e ganhar dinheiro pela internet. Fique atento, pois elas envolvem tanto atividades feitas exclusivamente online quanto outras que são pontualmente presenciais. Assim, você tem mais opções de lucrar de forma dinâmica e versátil.

1. Monte uma loja virtual

A primeira delas é montar uma loja virtual. Para tanto, você pode criar um site do zero, se inscrever em um marketplace ou simplesmente vender por meio de um perfil/página nas redes sociais. As possibilidades são diversas!

Aliás, você pode seguir dois caminhos aqui. O primeiro é comercializar apenas produtos novos que você compra de fábrica ou varejo e revende (como roupas, perfumes, acessórios etc.). O segundo, por outro lado, é vender itens usados por você ou conhecidos, mas que estão em bom estado (como livros, luminárias, DVDs, telefones etc.).

2. Faça traduções

Se você é fluente em outro idioma, saiba que há a possibilidade de fazer traduções de forma freelance. Editoras, agências publicitárias, produtoras audiovisuais, estúdios de cinema entre outras empresas costumam selecionar tradutores para determinados projetos que serão divulgados no Brasil ou repassados no exterior.

Portanto, essa é uma boa opção de praticar os seus conhecimentos, fazer networking e, inclusive, ter acesso em primeira mão a diferentes produtos, desde campanhas publicitárias até séries e filmes.

3. Trabalhe com revisões

Outra sugestão de como ganhar dinheiro extra em casa é trabalhar com revisões de trabalhos escolares, textos acadêmicos, materiais promocionais de estabelecimentos pequenos (como cartazes, cardápios, banners etc.), e muito mais.

Essa é uma atividade bem simples e que é muito procurada na internet por ser algo que não demanda muito tempo. Além disso, ela oferece a possibilidade de interagir com os seus clientes, entregar o serviço finalizado e receber o seu pagamento de forma online.

4. Hospede animais de estimação

Outra ideia de como ganhar dinheiro em casa é hospedando animais de estimação, como cães, gatos, aves e pequenos roedores. Isso porque muitas pessoas viajam e não tem com quem deixar os amigos de quatro patas.

Logo, você pode oferecer aqui a solução desse problema. Para tanto, basta acertar o período que elas precisam deixar o pet sob os seus cuidados, assim como as instruções para passeio, alimentação e eventual uso de medicamentos.

5. Prepare lanches ou refeições

Além do que já foi dito, você também tem a alternativa de preparar lanches ou refeições para vender. Afinal, muitas pessoas recorrem a serviços de marmitas para poder se alimentar de forma econômica, saudável e conforme a dieta que segue (para hipertrofia ou perda de peso, por exemplo).

Vale mencionar, ainda, que você pode explorar determinados públicos, como vegetarianos ou veganos, que nem sempre encontram estabelecimentos adequados para comerem no dia a dia, fidelizando-os e conquistando um bom espaço no mercado.

como ganhar dinheiro em casa

6. Gerencie redes sociais

Uma sexta sugestão é gerenciar redes sociais de comércios. Isso porque cada vez mais há consumidores online e que utilizam a internet para tirar dúvidas com os estabelecimentos — e isso vale não só para os de grande porte, mas também os de pequeno e médio porte.

Portanto, eles precisam de suporte nas plataformas e aplicativos de comunicação para garantir o correto atendimento ao cliente.

7. Tire e edite fotos

Se você tem domínio de programas de edição de imagens, pode usar essa habilidade para ganhar dinheiro em casa. Muitas pessoas recorrem a esse serviço para deixar ensaios fotográficos mais bonitos, principalmente os de casamento, batizado, formatura, chá de bebê etc.

Outra maneira de aumentar os seus ganhos é montar um pequeno estúdio em casa para aqueles indivíduos que precisam tirar foto 3×4. Para isso, basta apenas uma boa câmera, uma impressora de fotografias e um espaço com tela branca.

Como escolher uma profissão

Em paralelo à sua fonte de renda extra, você ainda terá uma importante decisão a tomar: a escolha de que profissão exercerá. Essa escolha precisa ser pensada e repensada várias vezes, pois ela tem um efeito dominó, impactando diretamente a sua preparação para o vestibular e/ou o Enem, além de, é claro, a graduação na qual você quer se matricular.

Por isso, aqui vão umas dicas interessantes de como você pode chegar a um veredito sobre o seu futuro. A primeira delas é fazer um teste vocacional que o ajudará a autoavaliar as suas habilidades, os seus interesses e os seus desejos, identificando uma carreira compatível com tudo isso e com boa remuneração salarial.

A segunda, por sua vez, é conferir a Trilha de Orientação Profissional da Orientu que o auxiliará encontrar o seu perfil profissional, entender o mercado de trabalho e conhecer as perspectivas de diferentes áreas de atuação em alta.

A terceira e última é conversar com profissionais de ramos que chamam a sua atenção para saber mais detalhes de como é a rotina de trabalho deles e as principais dificuldades que eles enfrentaram (ou ainda enfrentam) na carreira escolhida.

E então? Curtiu as dicas de como ganhar dinheiro em casa? Selecione então aquelas que mais lhe agradaram e comece a colocá-las em prática para deixar o seu orçamento no azul. Aproveite também e siga as nossas sugestões para encontrar a carreira que vai lhe satisfazer pessoal e profissionalmente.

Inclusive, como já falamos sobre fazer um teste vocacional, não deixe para amanhã: acesse o site da Orientu e realize o seu gratuitamente!

Extensivo 2023
Você pode gostar também