Apesar de ser um ambiente desconhecido para tanta gente, as prisões também atraem a atenção de muitas pessoas. Inclusive, ser um agente penitenciário faz parte dos objetivos profissionais de algumas delas, enquanto outras acabam encontrando essa oportunidade ao longo da carreira.

Extensivo 2023

Você já pensou nessa possibilidade? Se quiser conhecer um pouco mais sobre a profissão do agente penitenciário e descobrir como se tornar um vigilante dos estabelecimentos penais, acompanhe o texto completo a seguir!

O que faz um agente penitenciário?

Provavelmente, você já ouviu falar dos agentes penitenciários, mas a verdade é que nem todos sabem o que eles fazem ou como é a rotina de trabalho. Recentemente, eles também têm sido chamados de policiais penais.

Na prática, o agente é responsável pela vigilância das instituições prisionais em todo o país, ajudando a manter a integridade do local e também das pessoas que estão ali. Atividades cotidianas de deslocamento interno são acompanhadas pelos agentes, inclusive quando chegam visitas.

Portanto, ser ativo e atento são duas características essenciais nessa carreira. Todas as regras estabelecidas pelas leis e pelos seus superiores devem ser cumpridas pelo agente penitenciário.

Qualquer imprevisto ou situação que fuja do regulamento precisa ser observada, principalmente quando há um comportamento indesejável por parte de algum preso, como rebeliões ou manifestações impróprias.

Porém, o agente fica encarregado apenas de relatar as ocorrências e tomar pequenas providências para solucionar um eventual problema, sem autorização para aplicar outras medidas.

Como ser um agente penitenciário?

Essa é uma informação valiosa para quem tem interesse na profissão. Todo agente penitenciário é selecionado por meio de concursos públicos, assim como acontecem com os concursos para Polícia Federal. Isso quer dizer que não é possível conseguir esse tipo de emprego entregando o seu currículo ou pedindo a vaga para um delegado, juiz etc.

Ser aprovado no processo seletivo é condição obrigatória para assumir essa posição. A diferença é que os concursos podem ser em âmbito federal ou estadual, porque existem presídios que são administrados pelo governo federal e outros pelo governo de cada estado brasileiro.

Considerando que o Brasil tem mais de mil unidades prisionais, as oportunidades de ser um agente penitenciário se multiplicam e estão espalhadas por todo o território nacional.

A principal missão de quem se interessa pela vaga é buscar informações sobre os concursos abertos, conferindo o edital para saber quais são as especificações. Por exemplo, as exigências podem variar entre ter ensino médio ou superior completo.

Mas uma coisa é certa: para ser agente penitenciário é preciso ter mais de 18 anos. Além disso, os requisitos normalmente incluem: ser brasileiro (nato ou naturalizado), estar em dia com todas as obrigações civis e não ter antecedentes criminais.

Concurso agente penitenciário 2021

Você vai encontrar os concursos abertos com uma simples busca na internet. Os editais são lançados de forma aleatória, segundo a necessidade de contratação para cada local. Basta escolher sua preferência de se candidatar ao cargo no âmbito federal ou definir um estado.

Em geral, os processos de seleção são formados por prova escrita (redação e questões sobre assuntos variados), psicológica, psicotécnica e de condicionamento físico. Realizar exames médicos e participar de uma formação especial são etapas complementares para os aprovados.

Quanto ganha um agente penitenciário

A remuneração salarial é uma parte importante para quem está escolhendo uma carreira, não é verdade? Afinal, a maioria das pessoas depende disso para sobreviver e realizar seus planos pessoais.

Lógico que pensar na vocação profissional é indispensável, até porque estamos falando de uma profissão que envolve certo risco — não só pelo contato direto com os detentos como pelas características do próprio ambiente.

Tomar essa decisão pode não ser fácil para todo mundo, por isso, é bom avaliar todos os aspectos antes mesmo de começar a se dedicar aos estudos para passar no concurso.

Os agentes penitenciários brasileiros têm salários variáveis, já que falamos que não existe um único edital para ocupar essa função. Alguns estados, por exemplo, acabam pagando melhor seus policiais penais que outros.

Uma média de salário para o cargo gira entre 4 e 5 mil reaispara uma jornada de 40 horas semanais. Os reajustes dependem de aprovação do governo federal ou dos governadores estaduais, pois estamos falando de um serviço público.

policiais agente penitenciário

Como saber se tenho perfil para ser um agente penitenciário?

Enfim, essa é outra dúvida que persiste na cabeça de muitas pessoas mesmo depois de conhecer um pouco mais sobre essa possibilidade. Apesar do interesse pela carreira, ter um perfil favorável também ajuda bastante na hora de cumprir as atividades e não deixa de ser uma referência de identificação com o trabalho.

Cada profissão tem os seus desafios, mas não podemos negar que o agente penitenciário tem uma missão importante nas mãos. O sistema prisional como um todo é fundamental para a sociedade, pois ajuda a preservar a ordem e a segurança de todos.

Uma das características mais requisitadas na profissão é a aptidão física para ser aprovado nos testes, o que tem relação com boas condições de saúde e energia para enfrentar uma rotina exigente. Proatividade e coragem são ingredientes diferenciais nesse sentido!

Por outro lado, a parte emocional também precisa estar em equilíbrio, pois lidar com crimes e presos todos os dias não é uma tarefa tão fácil. É comum que surjam conflitos e os agentes acabam atuando como mediadores, o que ainda demanda uma boa capacidade de comunicação.

Essa estabilidade psicológica é testada durante a seleção, especialmente porque os agentes penitenciários têm porte de arma de fogo. De acordo com a lei, eles podem andar armados dentro e fora do ambiente de trabalho. Então, saiba que essa não é uma carreira que exige apenas disposição física, mas muita inteligência e controle emocional.

O que achou de saber mais sobre a profissão de agente penitenciário? Se você acha que essa é uma boa oportunidade de trabalho, comece logo os estudos para ser aprovado no concurso.

Com a Orientu você tem ajuda para superar qualquer desafio e conquistar seus objetivos acadêmicos ou profissionais! Inclusive, aproveite para tirar dúvidas fazendo o nosso teste vocacional agora mesmo!

Extensivo 2023
Você pode gostar também