Muitos vestibulandos têm pressa para entrar no mercado, pois querem ter, quanto antes, uma ocupação, para conseguir estabilidade na carreira e alcançar a desejada independência financeira. Não é à toa que se tornou comum os jovens se questionarem e pesquisarem sobre quais são as faculdades mais rápidas de serem cursadas.

Extensivo 2023

Afinal, várias formações são conhecidas justamente pela longa duração, o que acaba entrando em choque com esse objetivo — complicado, não é mesmo?

Pensando nesse assunto, preparamos um post que explica qual é esse formato de graduação, o porquê de ele ser mais curto e o principal: as opções que você pode fazer ao entrar no ensino superior. Animado para conferir tudo isso? Pois vamos ao artigo!

Quais são as faculdades mais rápidas?

Para responder essa sua pergunta, primeiramente, é preciso entender que existem três versões de habilitação no ensino superior, cada qual com objetivos diferentes, metodologias exclusivas e, para completar, um tempo de duração próprio.

A primeira delas é o bacharelado, que leva, em média, de quatro a seis anos. Essa é uma formação para quem deseja entrar no mercado e ter a possibilidade de circular entre um ou mais segmentos de atuação. Por esse motivo, a grade curricular é generalista.

Ou seja, ela aborda, tanto nas disciplinas obrigatórias quanto nas optativas, a maior quantidade possível de segmentos reconhecidos na profissão escolhida.

Isso sem falar, é claro, na presença de matérias que estão correlacionadas com áreas afins àquela que você vai seguir para um aprendizado mais diverso, atual e crítico. Por exemplo, estudantes de Medicina, frequentemente, estudam assuntos de Odontologia, Biomedicina, Nutrição, Psicologia etc.

A segunda é a licenciatura, que dura entre três e quatro anos. Ela é voltada, especificamente, para quem quer seguir a carreira de docente. Por isso, há um volume maior de conteúdos teóricos, imersão nas políticas educacionais e atividades práticas de desenvolvimento de habilidades didáticas.

A terceira e última é a tecnológica(também chamada de tecnóloga). No quesito tempo, ela é a que tem a menor duração, não ultrapassando os três anos. Porém, isso não é à toa.

É que ela é destinada para a formação de profissionais que vão exercer ocupações em áreas mercadológicas específicas, passando pela industrial e a de infraestrutura, até chegar às de comunicação e de arte.

Por conta desse aspecto, a grade curricular centraliza os conteúdos nas atividades, nos projetos e nos processos produtivos que você terá, o que a torna mais compacta e rápida.

Cursos tecnólogos

Como mostramos há pouco, quem procura pelas faculdades mais rápidas deve ficar de olho nos cursos tecnólogos. Afinal de contas, você consegue finalizá-los em menos tempo.

De acordo com a versão de 2016 do Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia, produzido e divulgado pelo Ministério da Educação, existem nada mais, nada menos que 134 opções de graduação nesse formato disponíveis em todo o território nacional. Um número bem grande, não é verdade?

Além disso, o mesmo documento destaca que eles são subdivididos em três grupos: os que duram 1.600 horas — que equivale a dois anos de formação —, os que duram 2.000 horas — que equivale a dois anos e meio de formação — e os que duram 2.400 horas — que equivale a três anos de formação.

A seguir, nós apresentamos algumas sugestões de graduações que você pode fazer dentro de cada um desses períodos de duração. Confira e tome nota delas!

faculdades mais rápidas

Faculdades que duram 2 anos

Marketing

O tecnólogo de Marketing é um curso que o capacita para conhecer as estratégias utilizadas na construção de marcas, no processo de vendas de produtos e serviços, no relacionamento com parceiros e clientes, no lançamento de projetos comerciais etc.

Gestão de Recursos Humanos

A graduação em Gestão de Recursos Humanos é focada em como funciona o departamento de desenvolvimento humano nas empresas.

A partir daí, você se aprofunda nas ações que ele pode adotar para potencializar talentos, evitar rotatividade de funcionários, melhorar o clima organizacional, auxiliar outros setores a atingirem as metas deles etc.

Faculdades que duram 2,5 anos

Estética e Cosmética

O curso de Estética e Cosmética, por sua vez, apresenta os principais procedimentos realizados em espaços de beleza e bem-estar, preparando para realizar e supervisionar esses procedimentos de acordo com os princípios de biossegurança.

Arquitetura de Dados

A formação em Arquitetura de Dados, ao contrário das demais, é voltada para o setor de informática. Isso porque, cada vez mais, as empresas precisam de soluções inteligentes para proteção de dados e criação de banco de informações compartilhadas.

Faculdades que duram 3 anos

Radiologia

O tecnólogo em Radiologia qualifica os profissionais que vão atuar na operação e supervisão de exames por imagem, tanto para pessoas quanto para animais. Essa é uma categoria de exames que requer manuseio de diferentes equipamentos e conhecimento contundente sobre fármacos que ajudam a identificar uma série de patologias.

Gestão Ambiental

Em Gestão Ambiental, você estuda a respeito da legislação ambiental ao nível nacional e local. Essa é uma formação que discute bastante sobre os processos de recuperação de áreas poluídas/deterioradas e as melhores ações de manejo de resíduos domiciliares e industriais, a fim de evitar novos impactos na natureza.

Opções de faculdades rápidas

“Já sei como terminar a faculdade mais rápido. Agora preciso saber onde encontro as graduações tecnológicas” — você deve estar pensando, bastante ansioso para ingressar no ensino superior e obter o seu diploma.

Portanto, para ajudá-lo, trouxemos algumas instituições — tanto da rede pública quanto da rede privada — que contam com uma boa oferta desses cursos. Veja quais são elas:

E aí, satisfeito em saber que há faculdades mais rápidas do que se imagina e que, inclusive, elas estão disponíveis em diferentes áreas do conhecimento?

Portanto, antes de escolher entre as faculdades mais rápidas, faça o nosso teste vocacional para encontrar a carreira certa para você e aproveite para conferir nossa nova plataforma com conteúdos sobre as mais variadas profissões!

E como não faltou assunto sobre faculdade neste post, que tal descobrir como funcionam e quais são as formações a distância?

Extensivo 2023
Você pode gostar também